Perdão, o que é? Segundo a Wikipédia é isto:
"O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê a muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão."
Na minha perspectiva, falta mencionar aqui algo importante, o facto de se perdoar alguém, não significa necessariamente que se esqueça aquilo que nos fizeram, mas liberta-nos desse peso.
Devemos perdoar por vários motivos, porque o peso do "não perdão" faz-nos carregar às costas para sempre com esse peso que não nos vai deixar evoluir e crescer.
O perdão, vai libertar-nos de todos esses pesos que estamos a carregar e que não são nossos.
Volto a repetir aqui que perdoar não significa que esqueçamos aquilo que nos fizeram, mas sim, perdoar simplesmente, porque a maioria das pessoas é tão limitada que quando se apercebe daquilo que fez, já é demasiado tarde, mas assim evita-se o constrangimento de nos virem pedir perdão pelo que fizeram, porque nós já perdoamos, já estamos livres desse fardo tão pesado e eles ficam com ele, para fazerem com isso o que quiserem e entenderem.
Se quiserem crescer e evoluir, analisam os seus actos e pedem que o Universo as redima, já não é trabalho nosso, percebem?
Nós fizemos a nossa parte, já perdoamos.
Quando nos fazem coisas más, muito más, temos sempre a tendência de perguntar, porquê eu? Porquê a mim? Certo?
Mas se calhar, nós temos a capacidade de perdoar e quem nos ofende não tem a capacidade de ver o mal que faz. Por isso, nós seremos sempre superiores a eles, por conseguirmos perdoar alguém, que não sabe o que faz!!
Jesus Cristo também pediu: "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem."
Na maioria das vezes é isto que acontece, as pessoas não sabem o que estão a fazer. E quando dão conta já estão tão enroladas que não sabem como sair.
Mas este post tem um propósito, que é:
EU PERDOO TODOS AQUELES QUE ME FIZERAM SOFRER!
Porquê?
Porque preciso estar livre das amarras que o mal que me fizeram me trouxe! Preciso seguir em frente e não preciso desse peso em cima dos meus ombros.
Não quero dizer com isto que esqueço o que me fizeram, óbvio, não irei esquecer nunca, mas perdoo, porque o não perdoar iria transformar-me numa pessoa igual a eles e eu não quero isso para mim.
Obrigada por me terem ensinado a ver isto, sigam a vossa vida felizes, porque eu vou seguir a minha, rodeada daqueles que verdadeiramente gostam de mim, sem me julgar, porque não precisam sequer de explicações para aquilo que faço, porque faço, esses sim, dou graças a Deus por existirem na minha vida, porque mesmo conhecendo os meus defeitos, não querem saber deles para nada, porque me aceitam na sua vida tal como sou, sem ter de mudar para agradar! Não esperam nada de mim e recebem tudo aquilo que dou!
Há uma tendência que os humanos têm de julgar as pessoas sem haver julgamento, nós não somos ninguém para julgar.
Há sempre tendência a julgar os outros, mas esquecemo-nos de nos julgar a nós próprios primeiro, porque será?
É muito dificil olharmos para nós e apontarmos os nossos defeitos, somos demasiado vaidosos e até é bem mais fácil criticar e apontar o dedo aos outros em vez de o fazermos connosco.
Errar é humano, perdoar é divino!!
Eu também errei, errei muito em ter confiado a minha amizade a pessoas que não a mereciam! Mas...sabem uma coisa? Não me arrependo de nada e voltaria a fazer tudo de novo, porque eu fui sincera em tudo aquilo que dei e o tempo veio mostrar-me que a amizade que vinha de volta era interesseira, não era verdadeira, espero que tenham pelo menos aprendido alguma coisa de bom comigo, nem que seja para aplicar com outras pessoas na vossa vida.
Não se apressem tanto a julgar, parem um bocadinho para julgarem as vossas atitudes, antes de julgarem os outros, sem os dados todos na mão é sempre dificil de ver o cenário completo, a visão unilateral das coisas, por vezes é muito errada! Na maioria das vezes é mesmo errada! Tenham cuidado para não serem apanhados nas teias do julgamento!
Peço desculpa por tão extenso post, mas é daquelas coisas que não se controla, quando as palavras que querem ser ditas, são tantas!
Peço desculpa também por este acto, pois pode ser interpretado como egoísta, mas preciso mesmo seguir em frente sem as amarras do passado!
De qualquer das formas, espero que este post sirva os vários propósitos na vida de cada pessoa que o ler!
Peço desculpa por tão extenso post, mas é daquelas coisas que não se controla, quando as palavras que querem ser ditas, são tantas!
Peço desculpa também por este acto, pois pode ser interpretado como egoísta, mas preciso mesmo seguir em frente sem as amarras do passado!
De qualquer das formas, espero que este post sirva os vários propósitos na vida de cada pessoa que o ler!