terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quando mudamos de vida, de que é que temos saudades? Das pessoas, do reboliço, da confusão, da depressão?? Pensando bem, agora que mudei de vida, não tenho saudades de nada, percebi é que enquanto achava que não iria conseguir mudar de vida, porque iria sentir saudades de montes de coisas...nessa altura já tinha saudades. Saudades de quê? Perguntam vocês. Saudades de mim. Porque com tanto atropelo à minha pessoa porque passei, fui-me perdendo...aos poucos. Fui deixando de ser eu, para ser alguém institucionalizado, não queria nada disso, queria ser eu, poder mostrar quem eu sou e o que sou. Mas quando se vive tanto tempo com tanto atropelo nem nos apercebemos que isso está a acontecer. Muita coisa mudou, muita coisa se revelou...
O que mudou? Essencialmente, mudei eu, para melhor! Mudei por mim, para mim e aqueles que se identificaram comigo, juntaram-se a mim.
Ganhei coisas e perdi coisas! Mas fazendo o balanço, ganhei muito mais do que aquilo que perdi, porque na realidade, nada temos de nosso, a não ser nós mesmos, verdade? E mesmo aquelas pessoas que julgamos amigas, também não são nossas, a única coisa que podemos pedir e se tivermos sorte encontramos, é pessoas que se identifiquem connosco e nós com elas e assim se gera uma amizade, sem amarras, sem exigências, pura e delicada como uma flor do jardim, mas não deixando de ser verdadeira, porque tive a felicidade de perceber que a verdadeira amizade e os verdadeiros amigos, são aqueles que mesmo durante as batalhas mais duras e difíceis estão do nosso lado para o que der e vier. Que se apresentam e aparecem, vindos não se sabe bem de onde, porque parece que andaram escondidos durante uns tempos e é como se as pedras no nosso caminho desaparecessem e dessem lugar a esses seres maravilhosos, que nos mostram que a amizade tem muitas facetas e uma delas é por vezes ficar escondido, bem no escuro, para nos vir mostrar a luz e dar a mão para percorrer o caminho ao nosso lado. Esses amigos quero para mim e para sempre.
O que se revelou, ora bem revelaram-se pessoas, umas pelo melhor e outras pelo pior. Fico triste por essas pessoas que se revelaram pelo pior?? Fico, mas não é por mim, é por elas, porque ainda não sabem quem são e andam perdidas como eu andei, estão institucionalizadas de tal forma que, também elas, estão perdidas sem saber muito bem o que são, nem quem são. É pena, mas por vezes as pessoas precisam de bater com a cabeça na parede para aprenderem a crescer e a evoluir, para serem melhores. Pena tenho dessas pessoas por acharem que podem atropelar os outros e que ninguém repara, mais cedo ou mais tarde as pessoas percebem e depois, essas que andaram a atropelar, são atropeladas, a felicidade nunca pode ser plena quando para nos sentirmos felizes temos de atropelar os outros, essa não é a verdadeira felicidade. Não é por acharmos ou por fazermos por mostrar que somos mais que os outros que somos felizes. Somos felizes quando não precisamos de nada disso para termos a felicidade plena. Felicidade é receber uma mensagem que estávamos à espera com notícias boas, essa sim, é a verdadeira felicidade! Adorei a mensagem que recebi agora, que vem provar aquilo que estava para aqui a escrever, mesmo distante a amizade sempre está lá!
Estava a acabar de escrever isto e deparei-me com a seguinte expressão, tão verdadeira:

"A friend gives hope
when life is low,
a friend is a place
when you have
nowhere to go,
a friend is honest,
a friend is true.
A friend is precious
and that 
my friend is you!"

Dedicado a todos vocês.
P.S. A música é para ti (fui desencantar ao baú)!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia de Alegria!


Já partilhei com os meus amigos, mas a felicidade transborda e as palavras querem sair para agradecer a todos que acreditam em mim e que me dão força, que me deram a mão e que continuam ali para mim, que me "aturam" nos dias bons e menos bons, que têm a paciência que preciso, que confiam em mim, a todos vós, aqueles que nunca desistiram de mim, que sempre ficaram do meu lado, que mesmo sendo difícil mostraram que ainda há amizades verdadeiras e que a verdadeira amizade não se esquece, que mesmo longe, mesmo à distância a amizade está lá, não se perdeu, nem se trocou, pois a amizade é algo que se reconhece, não se faz.
Amizades verdadeiras duram para sempre! Mesmo perante a maior das adversidades, perante as situações mais difíceis e complicadas está lá!!!
Não se vira as costas à amizade, porque é um bem muito precioso para se perder! 
Não vos quero perder, estarei aqui sempre, aliás como sempre estive! O medo não leva a lado algum.
Desenganem-se aqueles que acham que tudo sabem!
Desenganem-se aqueles que acham que a amizade pode ser comprada!
Desenganem-se aqueles que acham que só devem dar, quando recebem algo em troca, a amizade é reciproca, mesmo quando não se vê. 
Não conta a quantidade de amigos que se tem, mas sim a qualidade dos que temos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quando me amei de verdade! Recebi esta mensagem e decidi partilhar!


Quando me amei de verdade
compreendi que em qualquer circunstância
Eu estava no lugar certo...
Na hora certa...
No momento exato...
Então, pude relaxar

Hoje sei que isso tem nome

AUTO ESTIMA

Quando me amei de verdade
pude perceber que a minha angústia
e sofrimento emocional não passam de um sinal
de que estou indo contra as minhas verdades.

Hoje sei que isso é...

AUTENTICIDADE

Quando me amei de verdade parei de desejar
que a minha vida fosse diferente e comecei a ver
que tudo o que acontece contribui para meu crescimento.

Hoje chamo isso de...

AMADURECIMENTO

Quando me amei de verdade
comecei a perceber como é ofensivo forçar
alguma situação ou alguém
apenas para realizar aquilo que desejo
mesmo sabendo que não é o momento
ou a pessoa não está preparada,inclusive eu mesmo

Hoje sei que o nome disso é...

RESPEITO

Quando me amei de verdade
comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável...
pessoas, tarefas,tudo e qualquer coisa
que me colocasse para baixo.
De início,minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama...

AMOR PRÓPRIO

Quando me amei de verdade
deixei de temer meu tempo livre e de fazer grandes planos abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo,o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é...

SIMPLICIDADE

Quando me amei de verdade
desisti de querer ter sempre razão
e com isso errei muito menos vezes.

Hoje descobri a...

HUMILDADE

Quando me amei de verdade
desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro.
Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez.

Isso é...

PLENITUDE

Quando me amei de verdade
percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco a serviço do coração ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é...

SABER VIVER!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um dia a dor chega, a uma qualquer hora e sem avisar, as lágrimas caem sem razão aparente. Pensas para ti próprio e dizes, mas choro porquê, já passou tanto tempo! Mas o que não se pode negar é que a dor mantêm-se guardada não se sabe porquê, nem durante quanto tempo. A saudade bate, as lembranças aparecem, os cheiros relembram-se e o choro vem. Vem porque quer sair, vem porque precisa libertar. Deixa que as lágrimas lavem a dor e a tristeza que a tua alma possa ter ou sentir. As lágrimas vão com toda a certeza libertar a tua alma.
Não é mau sentir saudade de quem já não está cá, é bom, significa que houve alguém que teve significado suficiente na nossa vida, que nos faz voltar atrás e lembrar o que foi e o que passou.
Com o bater da saudade, vem a recordação e segue-se o rio de lágrimas que vão ajudar a libertar a dor da separação brusca, daquilo que não esperavas que acontecesse tão depressa e tão rápido.
Passaram dois anos e meio e parece que foi ontem que recebi o telefonema que me deixou em estado de choque, em que por muito que tivesse feito força, as lágrimas quiseram sair e rolar.
Mas tive ajuda para poder chorar sem ter de precisar de pedir, aquele abraço apertado naquele momento foi muito mais do que poderia ter pedido, obrigada Pat, por teres estado lá naquele dia e àquela hora, não poderia ter pedido melhor colo naquele momento.
Há pessoas que entram na nossa vida e depois saem e não notamos e há aquelas que quando a presença é mais escassa, nos fazem falta.
Forever and ever and even more! Love you!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

I'm Back!

Estou de volta. Eu sei que estive distanciada algum tempo, mas voltei, peço desculpa aos meus leitores assíduos pelo facto do meu blog ter estado "escondido" durante algum tempo, mas agora estou de volta, renovada e pronta para voltar a escrever. Sobre mais coisas que aprendi durante este tempo que estive "retirada" daqui.
Existe muita frase feita e muitas palavras ditas da boca para fora, muitas vezes depois de se dizer, costumam fazer-se comentários do género: "Não devia ter dito aquilo."
Devemos sempre ter cuidado com o dizemos e também com aquilo que desejamos, já há alguns posts atrás tinha falado nisto. 
"Be careful what you wish for, you just might get it!!"
Cada dia que passa, mais me apercebo que as pessoas que mais interessam na minha vida estão presentes comigo neste momento, já não consigo ter espaço para gente ignorante, burra, com a mania das grandezas, com ar de superioridade, etc. Neste momento só quero comigo quem me quer bem. Tenho tido algumas conversas e este tema surgiu várias vezes. Poderão estar a perguntar porque é que o blog esteve "escondido" durante algum tempo, pensei que seria melhor, pois só teria acesso a ele quem eu queria, mas depois de algum tempo de reflexão, achei que apesar de haver pessoas que não quero na minha vida, por não ter espaço para elas, não quer dizer que elas não possam aqui vir ler o que escrevo e talvez, talvez possam pensar nas coisas que aqui estão escritas e que no seu próprio tempo e altura, todas elas foram e são verdade (apesar de agora já não fazer o mesmo sentido), mas sempre me disseram que águas passadas não movem moinhos e posso acrescentar mais uma coisa, o passado traz amarras que nos prendem e não nos deixam crescer e evoluir. Todas as pessoas têm um lado bom e um lado mau, todos nós temos de conviver com esses dois lados, a diferença está em sabermos identificar esse nosso lado escuro, enfrentá-lo e lidar com ele, não deixando que tome conta de nós. O lado escuro pode mostrar-se de várias formas, uma delas pode ser o que escrevi atrás o ar de superioridade, ou a ideia de que se é superior a alguém, esmagando e inferiorizando os outros só porque se acha que se pode fazer isso, mas a responsabilidade aqui não é só da pessoa que o faz, mas de quem aceita esse tipo de tratamento. De certeza absoluta que já haverá muita boa gente a dizer coisas do género: "Mas porquê? Não sou eu que faço, porque é que sou responsável?" Eu respondo, porque se não deixarmos que o façam, passamos a ter controlo sobre o nosso lado escuro também, ao não aceitar que nos tratem abaixo daquilo que somos, estamos também a reconhecer o nosso próprio valor e a não deixar que sentimentos como a raiva, a tristeza, etc se apodere de nós e faça com que fiquem presentes na nossa vida e nos façam sofrer ainda mais. Para isso, precisamos soltar as amarras e deixar os sentimentos irem de volta para de onde vieram.
Cultivem o amor nas amizades, cultivem a alegria de um abraço, sintam o calor de um amigo verdadeiro e lembrem-se de uma coisa muito importante:

POR MUITO QUE TENTEM NUNCA NOS CONSEGUEM QUEBRAR A ALMA! ELA NÃO QUEBRA, SÓ SE FORTALECE!!