terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Banalização do Reiki


Vou levantar o véu a um tema algo polémico, pois existirão algumas pessoas que poderão pensar o contrário daquilo que vou aqui escrever.

Hoje mais uma vez defrontei-me com alguém que "tem" de (por razões que desconheço) espalhar aos sete ventos que tem formação de Reiki. Cada vez mais fico apreensiva quando ouço a palavra Reiki, devido à banalização que neste momento existe, qualquer um hoje em dia pode ser Mestre, o que me faz pensar se deveria ser assim tão banalizado quanto isso, acredito e conheço várias pessoas que têm esse mérito, pois demonstram com actos e com palavras o que é o Reiki na sua essência.

Confesso que tenho algum receio de dizer seja a quem for que tenho formação nesta área, uma vez, que quando o tema vem ao de cima como tema de conversa, fico sempre a pensar se aquela(s) pessoa(s) não irão pensar algo do género "Olha mais uma que é Mestre!".

Penso que devíamos reflectir sobre isso, uma vez que devemos tentar ajudar a mudar algumas mentalidades, mas passará isso por termos de banalizar algo que para mim é tão precioso?

Será que devemos abrir as portas a todos aqueles que queiram ser Mestres sem ter vocação para isso?

Ou será que devemos manter apenas na formação de "novos" Mestres aqueles que realmente têm vocação para o fazer?

Será que devíamos tentar perceber antes de propor a alguém a formação de Mestre quais as intenções daquela pessoa? Não estará ela a pensar unicamente nos dividendos que irá ganhar com isso?

Bem, como sempre, já me estendi muito naquilo que escrevi, deixo em aberto esta discussão, para aqueles que queiram partilhar comigo a sua opinião.

E fica a promessa de deixar aqui mais algumas reflexões minhas sobre este mundo tão material em que vivemos.

Namasté!

2 comentários:

  1. bem.. poderia escrever que concordo com aquilo que escreves-te e concordo mt. mas ainda bem que existem pessoas que nao sao apenas mestre, sao aquele mestre e é nisso em que acredito.. porquem um dia alguem me ensinou a ver o mundo dessa forma, alguem me transmitiu os melhores valores possiveis, alguem me ensinou a ser.. reiki.. o amor incondicional. isto sim é reiki, n pensar sequer numa questão monetária, mas sim em ser reikiano e nao em ter de dizer k se é reikiano.
    Este alguem que falo es tu, a MESTRE a verdadeira mestre.
    obrigada por todos os valores, por td o caminho que ainda vai continuar :D
    E porque mesmo que tivesse aqui eternamente nunca conseguiria expressar o quao agradecida estou por me terem mostrado este precioso caminho(reiki) ao lado desta preciosa mestre(sara sousa), deixo apenas um grande beijo e força para quem acredita verdadeiramente no reiki.. só por hoje, e porque hoje será sempre ÉS MARAVILHOSA MESTRE

    ResponderEliminar
  2. Não serei a melhor pessoa para falar sobre tema, mas concordo em todos os aspectos contigo.
    As pessoas como não conseguem ser diferentes ou mostrar a luz, aquela luz que com que nascemos, mas que ao longo do tempo vamos perdendo por causa das nossas acções.
    Como ao longo da vida sofremos várias alterações, ficamos diferentes procuramos algo que nos ajude, que nos complete como o caso do Reiki, mas não valorizamos a aprendizagem nada nos serve voltamos ao mesmo... meros reles e simples mortais.
    Voltamos ao que éramos antes e nada nos valeu.
    Elogiamos algo que temos como um simples diploma e esquecemos ou não queremos lembrar da aprendizagem, os princípios.
    Gritamos ao sete ventos tudo aquilo que o que somos, melhor o que não somos, mas gostaríamos de ser para que os outros pensem que somos especiais por algo que temos, mas esquecemos o que pensamos de nós próprios e se aplicarmos o que aprendemos nada resulta e chegamos a conclusão que foi uma perda de tempo... mas a culpa não é do MESTRE, mas sim por nosso culpa.
    Quem é especial não grita para que os outros oiçam, mas faz-se brilhar para que os outros vejam!
    Butterfly

    ResponderEliminar